sábado, 6 de outubro de 2012

Olimpiadas dos 90

Jogos Olímpicos de Verão de 1992 oficialmente Jogos da XXV Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Barcelona, Espanha, cidade do então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, entre 25 de julho e 9 de agosto daquele ano. Foi a primeira edição desdeMunique 1972 em que todos os Comitês Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações que enviaram 9356 atletas.[1]
Como consequência da mudança geopolítica do momento, exatos seis meses antes dos jogos, a União Soviética e doze territórios optaram por formar uma Equipe Unificada, composta pelos então onze países da Comunidade dos Estados Independentes mais a Geórgia. Os três países bálticos formados por Estônia, Letônia e Lituânia optaram por enviar suas próprias equipes. A África do Sul, retornou aos Jogos após a suspensão de 32 anos ocasionada pelo regime do apartheid. A Alemanha competiu como uma única nação após a reunificação, fato que não ocorria desde a formação da Equipe Alemã Unida entre 1956 e 1964. O desmembramento da Iugoslávia levou a Croácia, Bósnia e Herzegovina e Eslovênia a participarem com suas próprias equipes nacionais. A então República Federal da Iugoslávia estava sob embargo das Nações Unidas devido a Guerra Civil, mas numa forma de não punir os atletas iugoslavos eles tiveram a participação autorizada como Participantes Olímpicos Independentes, isto fez com que a Iugoslávia perdesse as respectivas vagas nos esportes coletivos.
Durante a preparação dos Jogos, a cidade de Barcelona experimentou grandes mudanças na infra-estrutura que ocorreu na execução e construção de estradas e telecomunicações, e alterações de todas as partes da cidade, tornando-se uma característica diferente. Os jogos em si foram caracterizados por um estilo mediterrânico e de hospitalidade calorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário