Desde 2010, os anos 90 estão oficialmente de volta à moda mundial. Se até então algum detalhe noventista aparecia aqui e ali em determinadas coleções, ele agora é predominante na maior parte das marcas – e já é também na maior parte das lojas.
Embora muita gente não se ligue, há mais referências à década de 90 na moda atual do que pode parecer numa primeira olhada. Assim rapidamente, já podemos listar uma série de assuntos que já passaram aqui pelo blog e que tem ligação direta com a época: jeans + jeans, macacão,parkas, sportswear… Isso só pra dar alguns exemplos. E, certamente, os 90s ainda vão passar muito por nossa pauta por aqui.
Isto porque, desde 2010, estamos há uma distância de 20 anos da década de 90, e é mais ou menos a partir deste período de tempo que a moda (e a cultura em geral) começa a resgatar estilos passados. Conforme o crítico musical e teórico da chamada tese do “eterno retorno” Simon Reynolds afirmou recentemente à revista Veja (em uma reportagem sobre os “novos anos 90”que vale super a pena ler!), “nós nos tornamos habituados a revisitar o passado assim que ele começa a fazer sentido em nossas memórias, o que tende a acontecer uns 20 anos depois que algo aconteceu”. Isso explica, entre outras coisas, também o retorno de séries como Beavis & Butthead e Carrossel (!!), e das bandas Soundgarden, Roxette, The Cranberries e No Doubt, só pra citar algumas.
Mas e na moda, o que isso quer dizer? Vamos ao ABC das principais referências noventistas que andam aparecendo nas passarelas e nas ruas:
Androginia
Fluo
Grunge
Jeans total
Minimalismo
Mocassim/sapato masculino
Xadrez
Se fôssemos esmiuçar todo o estilo da década de 90, certamente teríamos bem mais a comentar – mas vamos por partes ;) Agora você já está situado com as principais influências deste período sobre a moda atual, e já pode ir pensando como incorporar os anos 90 no seu estilo. Bora?